A palavra noir vem do francês, se pronuncia "noar" e significa preto ou escuro. Este termo surgiu muito tempo depois que seus filmes fizeram estreia no cinema, ou seja, isto significa que foi uma designação utilizada inicialmente para destacar características em comum de vários filmes diferentes, e aliado a isso veio uma longínqua discussão ao entorno de seu real significado: afinal, noir é gênero ou estilo de filmagem?
Nos
anos 40 o gênero de suspense estava em alta nas telonas, assim como os anos 60
tiveram vários westerns ou como no presente em que vivemos a era dos super-heróis.
Os diretores daquela época ainda não pensavam no termo noir, entretanto um
crítico francês notou que diferentes filmes se assemelhavam em algumas
características, daí que o termo foi entregue e é bastante utilizado hoje em
dia. Por agora, que tal vermos alguns detalhes que se repetiram em diferentes
filmes? Isso vai nos ajudar a entender como identificar um filme noir:
- Anti-herói - O protagonista é - geralmente - um detetive particular contratado a fim de investigar o que é de interesse para alguém (às vezes para si próprio). Em muitos casos ele não é necessariamente policial ou militar, e sim apenas alguém que recebeu uma oferta de trabalho e precisou viajar ou então um agente de seguros (conhecedores já identificaram dois filmes que indiretamente mencionei aqui). Em várias histórias o protagonista se utiliza de meios duvidosos ou questionáveis para obter informações, ou então apresentam comportamento cínico e cruel.
- Femme fatale - Sabe as Bond Girls dos mais de 20 filmes do agente 007? Muitas delas são enquadradas neste termo - também francês - que tem como significado a descrição de uma mulher que pode desviar o protagonista de sua jornada ou prejudicá-lo de alguma maneira. Normalmente nos filmes noir ela é bastante independente e se utiliza até mesmo da sedução para tentar o protagonista e saber o que ele tem de informação. A femme fatale pode ser uma agente dupla ou então simplesmente ter seu próprio lado na história, sendo este último caso mais comum nos filmes de suspense.
- Sombras, diálogos curtos & mais - A direção das obras tinha como característica visual um intenso jogo de sombras, destacando não necessariamente a beleza dos atores, mas sim suas penumbras e forte contraste das silhuetas. Os diálogos por sua vez não são dos que fazem enfeite ou rodeios, vão direto ao ponto - sem tempo para blá blá blá. Ambientado nas cidades imponentes e com chuva constante, temos então o clima perfeito para uma história tão amarga e nada heroica como as que assistimos neste tipo de filme - ou seria apenas filmes com tais características?
Abraços,
Kike