Olá, amigos do Estante! Muitos sabem que George A. Romero é
o responsável por popularizar os zumbis na cultura pop. Filmes como Despertar
dos Mortos, Dia dos Mortos e seu primoroso A Noite dos Mortos-Vivos são os
principais títulos do terror. O cinema sempre busca inspiração em outras mídias
como livros, quadrinhos e, atualmente, videogames também. E é nessa onda que um
dos principais videogames do gênero terror entrou em negociações para ser
portado nas telonas. O que hoje conhecemos como Resident Evil: O Hóspede Maldito,
dirigido por Paul W.S. Anderson, era para ser muito diferente, bem mais próximo
dos jogos e bem mais próximo do horror.
Abraços,
Sweet Home e Alone in the Dark são os avós dos jogos de
terror, e Resident Evil é uma síntese do que estes dois títulos ofereceram de
melhor. A Capcom lançou o primeiro Resident Evil em 1996 que conta a história
de uma unidade de elite da polícia que investigava assassinatos com sinais de
canibalismo, tudo nos arredores da montanha Arklay, em Raccoon City. A unidade
Bravo é a primeira a ser enviada para o local mas perdem contato com a central
de polícia, resultando em uma segunda unidade para suporte: a equipe Alpha.
Assumimos o comando de Jill Valentine ou de Chris Redfield, e então o jogo se
inicia. Resident Evil foi um marco nos anos 90, trazendo um estilo de jogo que
transmitia enorme sensação de imersão num ambiente macabro.
Não demorou muito para que o sucesso do jogo fosse visto
pelos cineastas, onde enxergavam enorme potencial em sua trama.
Em 1998 George A. Romero foi contratado para dirigir um
comercial de seu mais novo game, Resident Evil 2. O resultado impressionou o
estúdio de jogos, que passou a cogitar uma adaptação para o cinema e teve o
próprio Romero como primeiro diretor. Durante 6 semanas ele trabalhou e
escreveu um roteiro completo para o filme, mas seu trabalho foi vetado e o
diretor demitido. Yoshiki Okamoto friamente disse em entrevista “o roteiro de
Romero não era bom, e ele foi demitido”. Em outras palavras, a Capcom não
enxergou potencial comercial para o filme de Romero, que havia sido mais fiel
ao game, mas também deu uma cara de “filme B de terror” ao título, enquanto os
produtores da Capcom procuravam surfar na onda dos novos filmes de ação, como
Matrix (1999).
O filme de Romero teria a mesma trama do primeiro jogo,
ambientado na mansão Spencer, localizada nos arredores da montanha Arklay em
Raccoon City. O roteiro ainda traz não só zumbis e dobermanns, mas teria os tubarões
(Neptune) e a planta 42. A princípio o filme giraria no entorno mais de Chris
Redfield do que Jill, embora ela tenha grande participação no roteiro também.
Todos os outros personagens que são coadjuvantes no game como Richard Aiken,
Kenneth Sullivan e Forest Speyer estariam no filme também, e que foram
completamente ignorados no filme que conhecemos. Os dois únicos nomes que ligam
jogo e filme são Nemesis e William Birkin, sendo este último sequer creditado
no filme.
É possível que não fosse um bom filme, mas já agradaria bem
mais do que a saga que hoje conhecemos. Tanto fãs de Resident Evil quanto fãs
de filmes de zumbi formariam uma legião que cultuaria Resident Evil ainda mais.
Nos restou a imaginação. Atualmente
sabemos que uma série de TV está vindo aí, assim como um reboot da saga nos
cinemas. Resta aguardar e torcer, ou então voltar a jogar os clássicos e
eternizá-los em nossa memória.
Abraços,
Kike
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Referências
Romero Off the Resident Evil Movie - https://www.gamespot.com/articles/romero-off-the-resident-evil-movie/1100-2566009/
Roteiro completo de George A. Romero - http://www.dailyscript.com/scripts/resident_evil_romero.html
Why George Romero’s ‘Resident Evil’ Film Failed to Launch - https://variety.com/2016/film/spotlight/resident-evil-george-romero-failed-1201942677/
Why George Romero Was Fired From the Resident Evil Movie - https://screenrant.com/resident-evil-movie-george-romero-fired-director-reason/