O Resident Evil que nunca veremos...

Olá, amigos do Estante! Muitos sabem que George A. Romero é o responsável por popularizar os zumbis na cultura pop. Filmes como Despertar dos Mortos, Dia dos Mortos e seu primoroso A Noite dos Mortos-Vivos são os principais títulos do terror. O cinema sempre busca inspiração em outras mídias como livros, quadrinhos e, atualmente, videogames também. E é nessa onda que um dos principais videogames do gênero terror entrou em negociações para ser portado nas telonas. O que hoje conhecemos como Resident Evil: O Hóspede Maldito, dirigido por Paul W.S. Anderson, era para ser muito diferente, bem mais próximo dos jogos e bem mais próximo do horror.

Sweet Home e Alone in the Dark são os avós dos jogos de terror, e Resident Evil é uma síntese do que estes dois títulos ofereceram de melhor. A Capcom lançou o primeiro Resident Evil em 1996 que conta a história de uma unidade de elite da polícia que investigava assassinatos com sinais de canibalismo, tudo nos arredores da montanha Arklay, em Raccoon City. A unidade Bravo é a primeira a ser enviada para o local mas perdem contato com a central de polícia, resultando em uma segunda unidade para suporte: a equipe Alpha. Assumimos o comando de Jill Valentine ou de Chris Redfield, e então o jogo se inicia. Resident Evil foi um marco nos anos 90, trazendo um estilo de jogo que transmitia enorme sensação de imersão num ambiente macabro.

Não demorou muito para que o sucesso do jogo fosse visto pelos cineastas, onde enxergavam enorme potencial em sua trama.
Em 1998 George A. Romero foi contratado para dirigir um comercial de seu mais novo game, Resident Evil 2. O resultado impressionou o estúdio de jogos, que passou a cogitar uma adaptação para o cinema e teve o próprio Romero como primeiro diretor. Durante 6 semanas ele trabalhou e escreveu um roteiro completo para o filme, mas seu trabalho foi vetado e o diretor demitido. Yoshiki Okamoto friamente disse em entrevista “o roteiro de Romero não era bom, e ele foi demitido”. Em outras palavras, a Capcom não enxergou potencial comercial para o filme de Romero, que havia sido mais fiel ao game, mas também deu uma cara de “filme B de terror” ao título, enquanto os produtores da Capcom procuravam surfar na onda dos novos filmes de ação, como Matrix (1999).

O filme de Romero teria a mesma trama do primeiro jogo, ambientado na mansão Spencer, localizada nos arredores da montanha Arklay em Raccoon City. O roteiro ainda traz não só zumbis e dobermanns, mas teria os tubarões (Neptune) e a planta 42. A princípio o filme giraria no entorno mais de Chris Redfield do que Jill, embora ela tenha grande participação no roteiro também. Todos os outros personagens que são coadjuvantes no game como Richard Aiken, Kenneth Sullivan e Forest Speyer estariam no filme também, e que foram completamente ignorados no filme que conhecemos. Os dois únicos nomes que ligam jogo e filme são Nemesis e William Birkin, sendo este último sequer creditado no filme.

É possível que não fosse um bom filme, mas já agradaria bem mais do que a saga que hoje conhecemos. Tanto fãs de Resident Evil quanto fãs de filmes de zumbi formariam uma legião que cultuaria Resident Evil ainda mais. Nos restou a imaginação.  Atualmente sabemos que uma série de TV está vindo aí, assim como um reboot da saga nos cinemas. Resta aguardar e torcer, ou então voltar a jogar os clássicos e eternizá-los em nossa memória.

Abraços,
Kike

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Referências


Roteiro completo de George A. Romero - http://www.dailyscript.com/scripts/resident_evil_romero.html

Why George Romero’s ‘Resident Evil’ Film Failed to Launch https://variety.com/2016/film/spotlight/resident-evil-george-romero-failed-1201942677/

Why George Romero Was Fired From the Resident Evil Movie - https://screenrant.com/resident-evil-movie-george-romero-fired-director-reason/