Olá, amigos do Estante! Hoje a publicação é só uma listinha com 6 obras audiovisuais sobre a lenda de Rei Arthur. Belê? Segue!
Nesta sexta-feira vai onine um episódio do Estante Cast sobre a lendária figura britânica. Mas antes disso vai rolar essa publicação com a mesma temática abordando uma listinha para você já ir se familiarizando com algumas histórias, exclusivas ou não, que às veze se repetem e tal, mas que em todos os casos ajudaram a construir a fama deste personagem - ou seria de fato um herói?
Rei Arthur (King Arthur, 2004)
A princípio este Rei Arthur romano soou estranho, porém ele parece estar historicamente preciso com relação aos eventos que construíram a base para a lenda. Arthur pode ter de fato existido? Sim. Não foi rei, mas tinha os valores que um monarca deveria ter - e ele foi admirado por isso, e honrosamente intitulado rei de maneira póstuma.
Sobre o filme digo que ele explora o recheio, isto é, o ápice da vida de Arthur, que é defender a Bretanha da invasão dos saxões. Existe uma távola redonda que coloca todos os cavaleiros de maneira igualitária; existe também o Merlin, um nativo bretão um tanto místico mas sem exageros; a Excalibur é uma espada comum e há uma espiritualidade forte que permeia aquela terra antiga - e que dá um toque muito especial em um conto mais pé no chão, por assim dizer.
Escrevi uma resenha breve deste filme no Filmow - Clique aqui para ler na íntegra.
Excalibur (Excalibur, 1981)
Este filme assisti na escola, durante as aulas de inglês. Acho que precisamos de umas 3 aulas para assistir tudo. De maneira interessante foi um preparativo para nos trajarmos de Os Cavaleiros da Távola Redonda mais para frente (eu fui Tristão e uma menina que eu gostava era curiosamente a Isolda).
Excalibur é especial pois é uma adaptação quase fiel do livro escrito por Howard Pyle. Esta obra do autor americano veio a ser publicada em um período de reconstrução da lenda de Arthur. A época da Bretanha na Idade Média era muito mal vista, conhecida como um período sombrio, então a magia e os personagens folclóricos envolvidos na lenda do Rei Arthur são nada mais nada menos que uma romantização de um período que as pessoas preferiam esquecer.
A Espada Era a Lei (The Sword in the Stone, 1963)
Esta belíssima animação da Disney é uma visão alternativa sobre a lenda. Aqui Arthur é apenas um singelo menino, curioso e que admira muito o irmão mais velho, que mais tarde viria a ser também um dos cavaleiros sob seu comando: Sir Kay.
Monty Python: Em Busca do Cálice Sagrado (Monty Python and the Holy Grail, 1975)
Graham Chapman era um lunático, e isso é um elogio. O humor britânico é muito peculiar, ácido e um pouco brega. Talvez abordasse situações comuns mas estranhas ao olhar desatento. Este filme é uma sátira muito interessante sobre Arthur e a busca pelo Santo Graal.
De acordo com a Revista Cult é possivel ainda acessar conteúdos extras na Apple Store.
Camelot (Camelot, 2011)
Esta série de 10 episódios conta a história de um jovem Arthur que está descobrindo o quão especial ele é. Tem uns toques de magia, mas nada exacerbado, e acaba suprimindo essa chama voraz do fantástico. O exemplo? A maneira como a Dama do Lago é representada na obra. O que outrora fora trágico, milênios depois se torna pura magia.
A série não foi lá bem recebida e sua segunda temporada foi cancelada. O elenco conta com nomes como James Purefoy (Resident Evil) e Eva Green (Cruzada, 007 Cassino Royale).
Lancelot: O Primeiro Cavaleiro (First Knight, 1995)
Este filme com Richard Gere e Sean Connery é uma baita decepção. Gere teve muitos filmes de "pegação" e sobrou até pro rei uma "bênção" dessas.
Então é isso, meus amigos! Encerro a listinha por aqui e nesta sexta, dia 19, novo Estante Cast comentando sobre a lenda do Rei Arthur também.
Abraços,
Kike
=========================//=======================================
Referências
Terry Gilliam sobre os apps de Monty Python - https://revistacult.uol.com.br/home/terry-gilliam-fala-dos-aplicativos-de-monty-python-em-busca-do-calice-sagrado/
10 Fatos sobre Monty Python e o Cálice Sagrado - https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/comedia-lendaria-10-fatos-inusitados-sobre-monty-python-em-busca-do-calice-sagrado.phtml