Resumo do Oscar 2021

Olá amigos do Estante! Hoje a publicação é objetiva e direta ao ponto: as principais categorias do Oscar 2021 terão destaque aqui. As demais, serão brevemente mencionadas, belê?


Eu sei que tu estás com saudades de uma sala de cinema. Preciso mesmo dizer "eu também"? Bom, de todo jeito, a Academia preparou sua premiação como em todos os anos, e devo ressaltar que a edição deste ano rendeu poucas surpresas. Não que tenha sido previsível, porém após filtrar os melhores, a escolha estava mais óbvia - ou era a dúvida que não esteve tão forte como anteriormente? De toda maneira vou listar e enfatizar as seguintes categorias: Melhor diretor, Melhor atriz, Melhor ator, Melhor filme (e menção honrosa a Melhor Ator Coadjuvante)

Melhor Diretor

Aqui o prêmio foi para a diretora chineza Chloé Zhao. A cineasta circula pelo cenário mais independente e Nomadland tem um aspecto muito forte de documentário. É um filme muito bem dirigido justamente por ter este aspecto diferentão.

Melhor Atriz

O que falar de Frances McDormand, que conhecemos há um tempão e consideramos "pacas" também? A melhor direção e a melhor atriz andaram de mãos dadas para criar um espetáculo cinematográfico chamado Nomadland.

Melhor Ator

Sir Anthony Hopkins leva mais uma merecida estatueta, mas incrivelmente esta é apenas a sua segunda nomeação na Academia - a outra, claramente, é de O Silêncio dos Inocentes.

Melhor Filme

Nomadland (2020)


O melhor filme foi Nomadland, que conta a história de Fern, uma mulher que perdeu o marido e passou a viver como nômade nos Estados Unidos. Esta obra tem um ar de documentário, pois assim foi proposto por Chloé Zhao. A trama não entrega tanta riqueza nos sentimentos - esta tarefa foi realizada brilhantemente no filme The Father, por isso minha surpresa com a escolha (embora Nomadland também seja um ótimo filme).

Melhor Ator Coadjuvante

Achei que seria de Sacha Baron Cohen, em Os 7 de Chicago, mas não me atentei ao fato de que Daniel Kaluuya concorria nesta atual categoria - ao invés de Melhor Ator. O personagem interpretado por ele chama muito a atenção para si, e ele assume o manto de protagonista ao longo do filme. Um deslize meu que mostra a importância que Daniel Kaluuya teve em Judas e o Messias Negro.

Para as demais categorias, confira a lista completa na web.

Abraços,

Kike