Dossiê: o novo Resident Evil e Donal Logue interpretando Brian Irons

Olá amigos do Estante! A matéria "bacanuda" do mês de junho é essa aí: quem é fã de Resident Evil, sabe o fdp-mor que é o chefe de polícia Brian Irons. Agora, pode ser que o nome do ator que o interpreta, Donal Logue, seja pouco familiar, mas você com certeza já o viu - e o achou um fdp-mor também. Não tinha melhor escolha para interpretar Brian Irons, e esta publicação serve para ilustrar meu comentário.


Resident Evil

Iniciada em 1996 com o jogo de mesmo nome, a franquia de jogos de horror está até hoje surfando nas altas ondas. Sempre com muita fama e influenciando outros títulos e mídias, além de ter sido influenciada por nomes como Alone in the Dark - este último é um dos que caíram no esquecimento, por exemplo.


Tudo começa com casos de assassinatos que corre nos arredores da mansão Spencer, na montanha Arklay. Corpos mutilados e muita lenda urbana circula por ali, até que os policiais da S.T.A.R.S (Special Tactics and Rescue Squad) são enviados para investigar o que estava ali acontecendo à vera. As equipes Alpha e Bravo são encurraladas por cães putrefatos e criaturas canibais, além de vestígios de vítimas muito recentes ali. Brad Vickers foge com o helicóptero e os policiais e se refugiam na mansão. Mal eles sabiam que o ninho dos zumbis era aquela sinistra casa de fachada - tudo ali fazia parte dos laboratórios de uma empresa farmacêutica chamada Umbrella.

A mansão Spencer servia de fachada para a Umbrella

A Umbrella tem políticos e a policiais no bolso, e serve de fachada para experimentos genéticos com vírus para o desenvolvimento de armas biológicas. Mas o vírus Tyrant, ou "T-vírus", vazou e infectou a todos na mansão. Aos poucos os infectados passaram a circular nos arredores da mansão até chegarem à cidade de Raccoon City. Uma pandemia se instaurou na cidade. Quarentena, bloqueio policial... Tudo isso foram tentativas de conter o vírus. E conseguiram, limpando a cidade com uma bomba nuclear. Os remanescentes dos S.T.A.R.S. descobriram a tramoia da Umbrella e formaram uma organização paramilitar para combater o bioterrorismo. Por mais ruim que fosse o vírus vazar e ir para outras cidades e países, ainda assim o pior aconteceu: os estudos do vírus caíram no mercado paralelo e qualquer terrorista passou a ter acesso às bio-armas confeccionadas pela Umbrella.

Foto do set do novo filme Resident Evil

Brian Irons

Brian Irons é uma das figuras mais perversas do universo Resident Evil. Na faculdade foi preso 2 vezes por estupro - e solto, devido ao seu assustador desempenho nos estudos. Irons se tornou chefe de polícia em Raccoon City e claramente foi um dos responsáveis pelo caos que se abateu sobre a cidade. Primeiro que ele esteve envolvido com a Umbrella, ao receber propina para fazer vista grossa sobre laboratórios subterrâneos da empresa farmacêutica, por exemplo.


Já quando o vírus chegou à cidade, sua preocupação não foi defender a população, mas sim enviar policiais para patrulhar em busca de espiões da Umbrella, tendo em vista que um dos cientistas por trás do trabalho genético, William Birkin, passou a agir por conta própria - sem as amarras e supervisão da Umbrella. Doutor Birkin sabia que cedo ou tarde sua hora iria chegar.

Quando a coisa piorou muito, com hospitais lotados e zumbis perambulando pela cidade, Brian Irons decidiu espalhar a munição da polícia por toda a delegacia, trancou muitos equipamentos em cofres e sumiu com a chave. Já no derradeiro destino, assassinou diversos policiais com as próprias mãos. É ou não é um fdp de primeira linha?

Dr. William Birkin

Quem é Donal Logue?

Quem melhor para interpretar um personagem desgraçado como Brian Irons? Bom, se sua resposta foi Donal Logue, acertou. O ator canadense, nascido em fevereiro de 1966 em Ottawa, tem no currículo filmes como Blade, Max Payne, O Patriota e Zodíaco e séries como Gotham e Vikings. E é em Gotham que sua interpretação, como o personagem Harvey Bullock, parceiro de James Gordon, se destaca.

Harvey Bullock na animação Batman: The Animated Series

Harvey Bullock é parceiro de Jim Gordon, ou ainda o Comissário Gordon e apareceu pela primeira vez na Detective Comics de junho de 1974. No live action de 1989 o tenente Max Eckhardt foi uma inspiração em Bullock, como o chapéu característico e os cigarros. Já em Batman Begins o detetive Flass é um Harvey Bullock conceitual (embora Flass exista no quadrinho Batman: Ano Um e seja um personagem já existente, ele funciona como Harvey o faria).

Eckhardt (Batman 1989) e Flass (Batman Begins)

Gotham é uma série de TV baseada nos quadrinhos da DC Comics e tem como protagonista o ainda jovem James Gordon. Gordon chega na cidade logo quando os Wayne são assassinados por Joe Chill. Bullock ainda é o responsável por sugerir à Gordon uma queima de arquivos, logo na primeira temporada - incluindo o Pinguim nessa lista. Quem assistiu a Gotham, sabe que Donal Logue é o ator perfeito para interpretar Brian Irons. Irons e Bullock possuem muito em comum e o grande trunfo é a experiência de Logue como um policial corrupto.

Jim Gordon e Harvey Bullock na série 'Gotham'

Bom meus amigos, aqui se encerra esta matéria. Espero que tenham gostado!

Abraços,

Kike