Filmes antigos: Segunda Guerra Mundial

Muito bem, meus amigos! Embora estejamos de "férias" do podcast, como você deve ter notado (ou não rs), o blog segue a todo vapor. A matéria de hoje aborda filmes antigos e Segunda Guerra Mundial (1939-1945), pois desde O Resgate do Soldado Ryan a temática tem sido exaustivamente abordada e nos entregou muitos filmes e séries sobre o assunto. A questão é: mas e os filmes mais antigos sobre a Segunda Guerra? Vim justamente escrever sobre isso e, pasmem, tem muito filme bom pra você conferir.


A Ponte do Rio Kwai (Bridge on the River Kwai)


Diretor
- David Lean

Elenco - William Holden, Alec Guiness e Sessue Hayakawa

Lançamento - 1957

Sinopse - Um grupo de soldados americanos foi capturado pelo general Saito. Eles recebem a árdua tarefa de construir uma ponte, sob condições desumanas, tortura e necessidade de resistência. O coronel Nicholson chama a responsabilidade para si e decide liderar seus homens na construção da ponte, mas um grupo de resgate pensa em sabotá-la.

Resenha - A Ponte do Rio Kwai é um dos primeiros épicos do gênero. São quase 3 horas de duração, direção maravilhosa e um elenco de muito peso. A trama? Épica também. Ela aborda a resiliência do líder que, em meio à intempéries e tortura, conseguiu ser figura central, conseguiu ser o exemplo a ser seguido, conseguiu ser um símbolo de inspiração. A missão dos soldados era construir a ponte para os japoneses, mas no final das contas a ponte se tornou um monumento ao líder dos sofridos. O primeiro filme que vale a pena assistir, para quem gosta de estudar história - e em especial as guerras mundiais.


Os 12 Condenados (The Dirty Dozen)


Diretor
- Robert Aldrich

Elenco - Lee Marvin, Ernst

Lançamento - 1967

Sinopse - Durante a Segunda Guerra Mundial, o major Reisman é destacado para treinar e liderar um grupo de doze soldados condenados à morte em um ataque massivo contra oficiais nazistas.

Resenha - Quem assiste Os Mercenários acredita cegamente que Sylvester Stallone fez algo inédito ao reunir inúmeras estrelas em um único filme. Mas o filme Os 12 Condenados já tinha feito quase 50 anos atrás. O filme não conta a história de uma batalha específica, por isso este compromisso não teve a necessidade de precisão histórica intrínseca.

Basicamente o comandante rebelde, para não ser afastado das Forças Armadas, é realocado em um quartel onde deve treinar 12 soldados condenados à morte, recuperá-los e lançar o grupo num ataque suicida contra oficiais nazistas. É um misto rico para quem gosta de Wolfenstein, Esquadrão Suicida e Os Mercenários.


Tora! Tora! Tora!



Diretores - Richard Fleischer (sequência dos EUA), Kinji Fukusaku e Toshio Masuda (sequência dos japoneses)

Elenco - Martin Balsam, So Yamamura

Lançamento -  1970

Sinopse - A história dos ataques japoneses que precederam a entrada dos americanos na Segunda Guerra Mundial.

Resenha - Corajoso. Este épico conta o prelúdio da entrada dos EUA na Segunda Guerra. O golpe desferido pelos japoneses foi muito forte. Foi um ataque brutal, devolvido com um contragolpe ainda mais brutal. O filme conta uma história onde os EUA não saem vitoriosos. Novamente, corajoso, não agradou a muitos críticos (como se imagina de antemão).


A Batalha de Midway (Midway)



Diretor - Jack Smight

Elenco - Charlton Heston, Henry Fonda, Robert Mitchum, Toshiro Mifune e Pat Morita

Lançamento - 1976

Sinopse - Após bombardear Tóquio, os Estados Unidos aguardam o próximo movimento dos japoneses. Os nipônicos pretendem expadir território no Pacífico. Como numa partida de xadrez, os americanos interceptam mensagens codificadas e precisam correr contra o tempo para descobrir qual ilha do Pacífico os japoneses pretendem ocupar.

Resenha - A Batalha de Midway é um filme que conta a história da importância do setor de inteligência. A nomenclatura, juro, não é em vão. Assistam ao filme e ao vídeo do canal Nerdologia sobre esta batalha. Não vão se arrepender!


Então é isso, querido leitor! A matéria se encerra aqui.

Abraços,

Kike