Você conhece o 'Efeito Mandela'?



´Tu jura que estava assistindo Dragon Ball Z na TV Globinho quando a programação foi interrompida para noticiar os atentados ao World Trade Center, no dia 11 de setembro. Há também quem pense que Darth Vader fala "Luke, eu sou seu pai" em Star Wars - O Império Contra-Ataca.

Tudo isso é fake news. Bom, melhor deixar este termo para outro assunto. Vamos de novo: tudo isso é chamado, pelos psicólogos, de falsa memória. Na internet, este fenômeno ficou popularmente conhecido como O Efeito Mandela. Bora conhecer a origem deste nome?

Fiona Broome é a criadora do termo. Ela é pesquisadora de eventos sobrenaturais e "sabia" que Nelson Mandela havia morrido na década de 80, quando esteve preso durante o Apartheid na África do Sul.

Já em um evento recente, a pesquisadora dividiu esta grande confusão com alguns amigos e descobriu que não era a única. Muitos ali com quem ela compartilhou este achismo também acreditavam que Nelson Mandela havia falecido em alguma época dos anos 80. 

A pesquisadora passou a criar algumas teorias para tentar desmistificar este evento e foi assim que cunhou o termo "Efeito Mandela", que descreve o mesmo achismo em diferentes pessoas (com diferentes contextos, línguas, costumes, porém a mesma certeza a respeito de algo na cultura pop, por exemplo).

"Frankenstein é o nome do monstro?"


Mary Shelley foi uma escritora cuja vida foi um bocado empolgante, com a permissão deste termo mais otimista. É importante destacar que Mary conheceu seu futuro marido Percy ainda adolescente, e juntos fugiram para viver um amor proibido que se transformou em um relacionamento repleto de brigas e com a perda de uma filha recém-nascida.

Foi com esta perda, e também as divergências que tinha com Percy, mais o convite para passar férias na casa de um lorde, que Mary escreveu o romance gótico Frankenstein. E onde está o Efeito Mandela nisso? Ora, no nome da criatura! 

É comum as pessoas acharem que o monstro é quem se chama Frankenstein, sendo que este é o nome do cientista quem o criou na história. Então aqui vai o primeiro item da nova lista sobre o Efeito Mandela.

Mentira: Frankenstein é o nome do monstro

Verdade: Frankenstein é o nome do cientista quem cria o monstro

"A espada na pedra se chama...?"

Cena do filme 'Excalibur', de 1981 (dir. John Boorman)

Querido leitor, farei agora uma simples pergunta e responda com o pensamento: como chama a espada que o Rei Arthur tira da pedra/bigorna?

Se você respondeu Excalibur, temo que esteja redondamente enganado! Primeiro que este é um mito que se confundiu ao longo dos anos, e em algumas oportunidades a espada na pedra foi realmente chamada de Excalibur - o que é um tremendo erro.

Uther Pendragon, então rei da Bretanha, estava ameaçado de morte. E sua linhagem obviamente estava comprometida e para impedir o pior de acontecer, pediu a Merlin, o feiticeiro, esconder seu recém-nascido com uma família humilde, para criá-lo a fim de se tornar um homem exemplar, corajoso e humano. O rei Uther sabia que jamais veria o crescimento de seu filho, e então, fincou uma espada em uma pedra/bigorna.

O último desejo de Uther foi de que somente seu filho, Arthur Pendragon, fosse o único homem capaz de retirar aquela espada de onde estava presa, e assim a Bretanha voltaria a ter um rei legítimo e justo. Esta é a única finalidade da espada presa na pedra. Mas e a Excalibur? Bom, Arthur já era crescido e estava em busca de consolidar a si mesmo, assim passou a enfrentar cavaleiros, que mais tarde viriam a ser conhecidos como Os Cavaleiros da Távola Redonda, em justas (duelo montado a cavalo, onde portando uma lança não afiada, o cavaleiro deve derrubar o oponente de sua montaria). 

Havia a lenda do cavaleiro negro, de espada feita de aço negro, trajando armadura negra, e residindo em um castelo sinistro. Diziam ainda que ele jamais havia sido derrotado. Escudos de vários oponentes derrotados  eram pendurados nos galhos das árvores secas e mortas que circulavam seu castelo. Arthur perde o primeiro duelo, e solicita a Merlin uma nova arma, visto que sua primeira espada havia sido partida. E então Merlin indica Viviane, a Dama do Lago, para lhe presentear com uma espada chamada Excalibur.

Mentira: a espada na pedra se chama Excalibur

Verdade: a espada na pedra não tem nome. E Excalibur é apenas a segunda espada do Rei Arthur

"Qual a cor dos olhos de Harry Potter?"

Enviado por Bruna Aleixo, da página Dialogando Histórias (@dialogandohistorias), temos neste item uma curiosidade a respeito da cor dos olhos de Harry Potter. O IMDB, site oficial para consultas sobre atores/atrizes e filmes, diz que Daniel Radcliffe tem olhos azuis. Nos livros, JK Rowling descreve Harry Potter com "olhos verdes como os de sua mãe".

Bem que tentaram aplicar lentes de contato em Daniel para que ele tivesse olhos verdes, como nos livros, mas o jovem ator não curtiu nem um pouco utilizar aquele par de acessórios. Bem que tentaram manter este detalhe fiel ao livro, mas não deu certo. Um artista utilizou uma IA para criar os personagens da saga idênticos ao que foi descrito nos livros - CLIQUE AQUI.

Então esta confusão não é tão condenável assim por falta de atenção.

Mentira: neste caso, não há mentiras, já que os produtores e a própria autora pensaram neste detalhe. A única coisa é que, apesar da tentativa, não deu certo pois Daniel Radcliffe não se adaptou aos utensílios.

==============//===========================//=========================