Muito bem, amigos do Estante. Cá estamos para mais uma matéria. Creio que todos assistiram ao clássico O Resgate do Soldado Ryan, não é? Bem, vamos fazer uma pesquisa sobre por onde anda o elenco do filme de Spielberg?
Sinopse - O capitão John Miller é destacado para liderar um pelotão, que partirá em busca de um soldado que perdeu seus outros 3 irmãos na guerra. A missão de Miller é garantir que este jovem retorne são e salvo para casa após tal perda devastadora na família Ryan.
História real?
O Resgate do Soldado Ryan é baseado em uma história ocorrida na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Uma embarcação americana foi bombardeada pelos japoneses no pacífico sul, no ano de 1942, e nisso cinco irmãos faleceram. O congresso norte-americano implementou uma regra que separava os membros de uma mesma família conforme eles se alistavam, e que em caso de apenas um sobreviver, ele será enviado de volta para casa.
Já em 1944 quatro irmãos da família Niland se alistaram, e já com essa regra em vigor, serviram separadamente. Preston Niland, Edward Niland, Robert Niland e Frederick Niland eram os irmãos combatentes. Edward foi o “primeiro” da lista, tendo sido declarado desaparecido em maio de 1944. Preston e Robert faleceram em junho, e após isso Frederick foi procurado por um capelão, chamado Francis Sampson, a fim de enviá-lo de volta. Preston ainda viria a ser encontrado com vida em um campo de prisioneiros, e também voltou para casa com Frederick.
A história real que inspirou o filme é dramática, mas sem ação desenfreada tampouco intensa caçada pelo desaparecido. O historiador Stephen Ambrose escreveu sobre a família Niland, mas dizem que sua versão diverge dos relatos do capelão Sampson. Boatos apontam para certas polêmicas de Ambrose, e uma delas envolve até mesmo o famoso general e presidente dos Estados Unidos Dwight Eisenhower, então podemos tender a crer mais no capelão do que no escritor - que também tinha fama de aumentar e exagerar certas passagens de sua própria vida.
O elenco estrelado
Eu acho que posso pular Tom Hanks, Matt Damon e os demais famosões, não é? Vamos partir para os secundários que se destacam no filme, mas que dificilmente os vimos novamente em algum filme ou série.
Adam Goldberg - Stanley “Fish” Mellish, o soldado judeu falastrão. Goldberg é especialista em interpretar personagens secundários que chamam a atenção de alguma maneira, o que é conhecido por character actor, diferente de “somente” actor. Ele esteve em filmes como Jovens, Loucos e Rebeldes (1993) e Zodíaco (2007) e recentemente andou trabalhando com Nicolas Cage.
Ryan Hurst - Michaelson, o militar surdo que dá informações sobre o paradeiro do soldado Ryan. Hurst apareceu no filme Fomos Heróis (2002) e deu voz ao Lobo em uma recente animação da DC. No entanto, ele focou mais em séries e apareceu em grandes produções como Sons of Anarchy, Bates Motel e recentemente interpretou Beta, em The Walking Dead.
Jeremy Davies - Cabo Upham, o medroso mais irritante do filme (e isso é um elogio). A atuação de Davies é brilhante a ponto de sentirmos raiva por seu personagem ser tão frouxo. O ator apareceu no recente Telefone Preto, em produções como Dogville e Solaris (2002) e em séries como Lost e o Arrowverso (Flash, Supergirl, Arrow).
Nathan Fillion - James F. Ryan, o “sósia”. Na busca pelo soldado Ryan, o capitão Miller se depara com um soldado cujo nome é muito parecido com o de seu procurado. A cena do encontro entre os dois começa trágica e termina cômica, conforme Ryan conta que é impossível seus irmãos terem morrido em combate já que eles ainda estão na escola primária. Ultimamente Nathan está como protagonista e produtor executivo de uma série policial chamada The Rookie (o cabo Upham aparece na segunda temporada!).
Edward Burns - Richard Reiben, o rebelde. Edward se preocupa mais com direção e produção do que a atuação propriamente dito, embora ele atue nas suas próprias obras. Uma série em que ele atuou foi Vietnam in HD, onde ele dublou Joe Galloway, um famoso fotógrafo que esteve na Guerra do Vietnam (1964-1975). Curioso que Joe Galloway foi interpretado por Barry Pepper, o sniper Jackson, no filme Fomos Heróis.
Harrison Young - o velho Ryan. Young faleceu em 2005, aos 75 anos de idade. É um tanto difícil achar referências sobre sua carreira, mas parece que ele atuou em diversos filmes e séries mesmo em tão pouco tempo em que se tornou ator. Referências sobre suas atuações começam na década de 90.
Então é isso, meus amigos. Espero que tenham gostado.
Abraços,
DeBritto