O novo DCU de James Gunn

Muito bem, amigos do Estante. Cá estamos para mais super-heróis! No dia 31 de janeiro James Gunn revelou seu plano de longo prazo para a nova DC nos cinemas. O anúncio chegou marretando 5 séries e 5 filmes em um período de 10 anos.

A DC começou muito errado seu universo compartilhado. Sem plano traçado, ficou confuso encaixar um filme no outro, por mais que - na época - conhecíamos mais de DC do que Marvel propriamente dito. Creio que os responsáveis por isso foram as animações com Batman: The Animated Series, Superman, Super-Choque e, por último mas não menos importante, Liga da Justiça (e LJA: Sem Limites) que ao assistirmos à exaustão no SBT, acabamos nos afeiçoando muito que bem pelos heróis da DC.

Batman v Superman, Esquadrão Suicida e Liga da Justiça de Joss Whedon foram os principais flops do Snyderverso. Depois tivemos uma fase com Walter Hamada no comando e recebemos filmes mais sólidos como Shazam! e Aquaman, mas nada disso foi o suficiente para sustentar um universo que começou errado e tentou trocar as peças enquanto andava todo capenga.

JAMES GUNN SEM FREIO E CENSURA

James Gunn mostrou a que veio com O Esquadrão Suicida, sua primeira chance na DC como diretor. O filme se mostrou um sucesso de críticas e bilheteria, e isso deu a ele a grande oportunidade que se concretizará a partir de 2025. Por qual motivo 2025? Simples: será o ano em que um novo filme do Superman será lançado e isso servirá como termômetro para o que Gunn está criando. Acredito que este filme garantirá a continuidade deste universo, caso vá bem de críticas e bilheteria.

Bom, 5 filmes e 5 séries construirão este universo. São eles:

FILMES

Superman Legacy (Uma espécie de ano 2 do azulão, sem ser sua origem, mas também sem história muito avançada)

The Authority (O The Boys da DC)

Batman: The Brave and the Bold (Bruce tenta pôr Damian Wayne na linha)

Supergirl (Uma verdadeira space opera)

Monstro do Pântano (O filme de terror)

SÉRIES

Creature Commandos (animação sobre um Esquadrão Suicida alternativo)

Amanda Waller (ambientada entre a 1ª e 2ª temporada de Peacemaker)

Guardião Dourado (o Homem de Ferro da DC, mas um herói com síndrome do impostor)

Lanternas (sobre Hal Jordan e John Stewart investigando um mistério na Via Láctea)

Paradise Lost (ambientada na ilha de Themíscera, em um período anterior ao de Diana Prince e com ares de Game of Thrones)