O Máskara nos quadrinhos: proibidão, violento e cheio de camadas

Muito bem, amigos do Estante! Cá estamos para mais um textinho simples e simpático. Desde já agradeço a visita. E para falar um pouco de quadrinhos, vamos abordar O Máskara. Sim! Aquele mesmo em que Jim Carrey deu vida no live action! Sabia que suavizaram a história pra ela ficar politicamente correta?? Confira abaixo.


Quem nunca ficou acordado até tarde, com a TV ligada no SBT, para poder assistir O Máskara? O elenco tem Jim Carrey e Cameron Diaz, a sinopse é a de um filme de comédia, e muitas cenas memoráveis podem ser lembradas numa mesa de bar, garantindo risadas e muita nostalgia. Mal sabia eu, por exemplo, que O Máskara é baseado em uma série de quadrinhos da Dark Horse Comics e que, indo além, seu conteúdo é bastante chocante. O enredo dos quadrinhos é bastante similar ao do filme, mas o tom muda drasticamente tudo o que conhecemos daquele filme leve e descompromissado.

Mike Richardson é o responsável pela criação do personagem, assim como é o fundador da aclamada Dark Horse. Com a ajuda de alguns amigos, chegou ao que considerava como a versão ideal d'O Máskara ainda nos anos 80, e o anti-herói apareceu refinado nas primeiras revistas em 1989. O enredo é o seguinte:

Stanley Ipkiss é um homem neurótico e inseguro, e é funcionário de um banco. Em busca de um presente para sua namorada, Kathy, Ipkiss visita uma loja de antiguidades e adquire uma máscara que ganhou vida e dialogou com ele. Quando Stanley chega em casa e leva o objeto ao seu rosto, ela o transforma em uma criatura com a cabeça raspada e coloração verde, além de dentes bizarramente brancos e grandes. Com esta transformação, ele pode fazer o que quiser, sem nenhum tipo de limitação. Sendo assim, Ipkiss começa a se vingar das pessoas que o colocavam para baixo.

O Máskara assasssina uma vizinha

Stanley chega a presentear Kathy com a máscara, mas o objeto afetou o comportamento dele, que passa a ser violento e abusivo com a moça. Kathy, então, rompe seu relacionamento com Stanley. Um tempo mais tarde, Ipkiss invade o apartamento da moça e rouba a máscara de volta, assassinando vários policiais na saída. Ao retornar para seu apartamento e tirar a máscara, Stanley é baleado por Kathy pelas costas.

Após isso, a máscara passa a circular pelas mãos de diferentes pessoas. Bizarro, né?