The Flash: o que deu certo e o que deu errado? [com spoilers]

 Agora sim, meus amigos. Vamos para a brincadeira dos adultos. Aviso desde já que se você ainda não viu ao filme, que este texto está recheado de spoilers. Prossiga por sua conta em risco.

Bom, após minhas impressões gerais, vamos dar nome aos bois e botar o dedo na ferida. A sequência de ação inicial é um vírus que Al Capone rouba de um hospital e planeja utilizá-lo para trazer caos no mundo. Batman e Flash fazem a maior parte do trabalho pesado, e no final da ação aparece a amazona mais querida para ajudá-los. Seria esta a última aparição de Gal Gadot como Mulher-Maravilha, assim como foi o último ato de Ben Affleck como Batman?

Assim que o Flash entra na Força de Aceleração, ele desfaz o assassinato de sua mãe e começa a voltar para o seu presente (o de onde ele acabara de ajudar Batman e Mulher-Maravilha), mas um velocista não identificado surge e o soca no rosto, jogando Barry diretamente na nova linha do tempo. Isso quer dizer que é assim que Barry encontra a sua outra versão, como vimos no trailer. E este momento é no mesmo dia em que ele ganha seus poderes ao ser atingido por um raio, então o Barry de cabelo curto precisa fazer com que a sua versão ganhe poderes também. Porém o primeiro obstáculo é que ao passo que o novo Barry ganha poderes, ele perde os seus. Então eles precisam solucionar isso enquanto viajam para buscar o que eles acham ser o Superman, que está preso na Sibéria. Então quando eles viajam para lá e enfrentam os russos, o Barry que conhecemos está sem poderes, enquanto o outro até tem os poderes mas não sabe utilizá-los.

Bom, nisso surge Zod e toda aquela sequência que conhecemos, mas tudo acontece muito depressa e depois o foco acaba mudando para outra situação: Batman e Supergirl morrem, e os Barrys voltam no tempo para salvá-los mais de uma vez - agora ambos finalmente são velocistas e formam uma dupla desajeitada e engraçada. O velocista que jogou Barry naquela nova linha do tempo aparece novamente. O velho Barry aceitou que esta é uma ação que deve acontecer com naturalidade, enquanto o novo Flash da nova linha do tempo está obcecado e volta no tempo várias e várias vezes. A cada ação ele aparece com algo espetado em seu braço, em suas costas ou punhos, e seu visual vai ficando cada vez mais macabro. Até que é revelado que o velocista misterioso, que socou o Flash lá no começo do filme, é aquele Flash bobão da nova linha do tempo.

Mas como isso se resolve? Bem, os mundos que conhecemos como multiverso começam a ruir e colidir uns sobre os outros. É neste momento em que vemos George Reeves, Henry Cavill e Nicholas Cage como Superman em seus respectivos mundos. Christopher Reeve aparece também, não podia ser diferente. Vemos o Batman de Adam West e o Jay Garrick falso da série The Flash. E entendendo a importância desta ação, o Barry da nova linha do tempo morre, e consequentemente o Dark Flash também. Barry ajeita as coisas, permitindo que a morte de sua mãe ocorra como deveria, mas salvando seu pai da prisão. Essa sutil mudança foi o suficiente para mudar Bruce Wayne: sai Ben Affleck e entra George Clooney. Sim. Fizeram isso. E o filme acaba, e tem uma cena pós-créditos completamente irrelevante.

Onde isso tudo vai parar?

Bem, sabemos que o final do filme não seria este. Nem mesmo a cena pós-créditos seria esta. O Batman de Michael Keaton e a Supergirl estariam no tribunal quando Barry voltou para o presente, e se perguntaram como vieram parar neste universo. Suas versões substituiriam em definitivo Henry Cavill e Ben Affleck no que seria a sequência deste universo. Acontece que o filme todo foi rodado antes de James Gunn entrar e estruturar o novo DCU, então tudo o que é remanescente de Zack Snyder precisa ter um fim. O final original, que seria muito melhor, ainda deixaria portas abertas para este universo retornar.

A impressão que fica é que Sasha Calle foi mal utilizada neste filme. Uma personagem tão importante e grandiosa ficou com uma aparição tímida e mal desenvolvida. Gustavo Cunha, famoso YouTuber que fala muito sobre cinema, quadrinhos e Star Wars, afirma que ela teve cenas cortadas por conta da classificação indicativa do filme. 

Ficamos também sem saber quem matou a mãe de Barry. O filme em momento algum aborda isso, embora seja claro que nós fãs sabemos que foi o Flash Reverso o autor do crime.

O Snyderverso está morto com farofa, devidamente enterrado. The Flash encerrou este mundo com chave de prata. O final ficou sem sal pois não é pretensão do estúdio ter qualquer conexão com o universo de Zack Snyder. Vida nova a partir daqui.

Abraços,

DeBritto