Daniel-san é o vilão de Karatê Kid?

Muito bem, meus amigos! Hoje vamos falar da teoria que circula internet afora: seria Daniel-san o vilão de Karate Kid?

Uma visão geral do filme

Chegando em um novo bairro junto de sua mãe, o adolescente Daniel LaRusso se envolve com a ex-namorada do valentão da escola e começa a ser atormentado por sua gangue. Para sua sorte, ele conta com os ensinamentos do senhor Miyagi, um mestre de karatê que o prepara para autodefesa e também para um importante campeonato.

O filme é bem direto no seu enredo, sem fazer muito rodeio, embora eu acredite que ele dure mais do que deveria.

O grupo Cobra Kai, que rivaliza com Daniel-san

Apresentação da "teoria"

A teoria que circula por aí foi publicada no YouTube - CLIQUE AQUI para assistir ao vídeo - e rendeu diversos cliques curiosos, matérias, enfim. Mas uma coisa muito interessante a respeito dele é que se trata de um vídeo humorístico! Já li diversas matérias sobre o assunto, já ouvi comentários de pessoas numa mesa de bar... O vídeo realmente foi um fenômeno, trazendo, na brincadeira, um novo imaginário popular. Resta entrar na dança, não? Vamos resumis alguns pontos que o vídeo aborda.

Daniel, que é o protagonista do filme, seria na verdade o vilão da trama, e Johnny - seu arquirrival - seria o herói incompreendido do clássico de 1984. Vou resumir a teoria em ações especificadas pelo vídeo, dividindo o foco apenas nos dois personagens:

Daniel LaRusso - Se aproxima da ex-namorada de Johnny; levou a surra na praia por ter se exaltado primeiro; fez uma brincadeira desnecessária na festa de halloween da escola.

Johnny - Herói incompreendido; Daniel é o culpado por ter se aproximado de sua ex-namorada; Agrediu Daniel porque ele (Daniel) se irritou na praia; Tentava apenas dialogar com Ali (sua ex-namorada), mas ela negava o diálogo; Na luta final ele parabeniza Daniel pela vitória (após o oponente anterior ter lesionado Daniel propositalmente);

Refutando a "teoria"

Daniel-san é um recém chegado ali no bairro onde o filme se ambienta, então ele ainda está conhecendo pessoas e tentando se enquadrar na vizinhança. O primeiro amigo que faz acaba convidando-o para participar de uma festa na praia, e é nessa festa que Daniel conhece Ali. Ele ainda não havia conhecido Johnny.

Daniel também se exalta durante a briga na praia, mas antes Johnny quebra o rádio da moça e banca o valentão usando sua moto para intimidar as pessoas ali.

Johnny, por sua vez, reagiu muito desproporcionalmente após a brincadeira de Daniel na festa do Halloween. Enquanto Daniel o molhou no banheiro, Johnny e seus amigos o cercaram e espancaram o jovem em uma briga desigual. Johnny, de moto, seguiu Daniel-san em sua bicicleta e acabou danificando o veículo do rapaz.

Acho que a teoria foi bem refutada somente com estes pontos abordados. Ou precisa de mais? Enfim, vale mencionar novamente: o vídeo original foi uma brincadeira com o enredo do filme, mas que muita matéria por aí - e várias pessoas também - o levaram a sério. Calma, pessoal hehehe.

Abraços,

DeBritto