Especial Batman - Parte 6: The Batman, de Matt Reeves (feat. Pattinson)

Olá, amigos do Estante! Esta é a sexta e última publicação de uma série que farei homenageando o personagem da DC Comics: o Batman. O “Especial Batman” foi dividido em 6 partes e penso em concluir a série lá para meados de maio (2020), mas segue abaixo a relação das publicações que farei. Conforme eu for postando, essa – e as outras partes – ganharão um novo link no sumário, para todo mundo ter a referência e saber quando as outras matérias da série saírem.

Parte 1: Criação e primeiros anos - CLIQUE AQUI
Parte 2: CMAA (Comics Magazine Association of America), primeira releitura e a suavização do personagem - CLIQUE AQUI
Parte 3: Segunda releitura com Neal Adams, novos personagens e o retorno da fase sombria - CLIQUE AQUI
Parte 4: Anos 80 – A era das graphic novels - CLIQUE AQUI
Parte 5: Filmes, séries e videogames - CLIQUE AQUI
Parte 6: The Batman de Matt Reeves com Pattinson (atual publicação)

Há alguns anos o universo da DC começava a ser estabelecido. Man of Steel foi um filme divisor de águas que trouxe um novo vislumbre do Homem de Aço, interpretado por Henry Cavill. A obra trouxe produção de Nolan e direção de Zack Snyder. Os planos do diretor eram para cinco filmes do Superman, mostrando as diferentes faces do herói em cada um deles. Veja a relação:

Man of Steel - A ascensão do herói. Neste filme tivemos o vislumbre do personagem repaginado, diferente daquilo que estávamos acostumados a ver. Seja na saga clássica com Christopher Reeve ou no, então último, Superman Returns com Brandon Routh. A ideia de Zack Snyder também envolvia explorar o potencial do super-herói ao colocá-lo para enfrentar um vilão também kryptoniano: General Zod.

Batman v Superman - A queda do herói. Este filme trouxe uma adaptação de dois quadrinhos extremamente importantes: o primeiro deles é O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller. Nesta graphic novel tivemos o combate de Batman contra o Superman que foi retratada no filme; A segunda graphic novel é A Morte e Retorno de Superman, história que conta sobre a morte de Superman e seu retorno após luta contra o vilão milenar Apocalipse.

Liga da Justiça: Parte 1 - O retorno do Superman. DarkSeid visitou a Terra e seus planos deram certo, dizimou a população e colocou Superman à seu dispor, o transformando em um verdadeiro vilão como jamais imaginaríamos.

Liga da Justiça: Parte 2 - A redenção do personagem. Neste filme o Flash volta no tempo e fala com Bruce Wayne, pedindo para ele impedir a morte de Lois Lane - evento este que é o gatilho emocional de Super, deixando ele vulnerável para para possessão de DarkSeid. Mas o vilão acaba vencido e temos mais uma vitória da Liga.

Man of Steel 2 - Introdução do vilão Brainiac. Brainiac é um vilão clássico que sofreu mudanças significativas e se tornou um personagem imortal que está sempre à espreita.

Há alguns anos, antes da tragédia cinematográfica intitulada Batman v Superman estrear, havia planos para que outros filmes, ramificados a partir das películas sobre Superman, viessem a integrar e expandir o universo da DC nos cinemas. Um deles era o The Batman, dirigido e roteirizado por Ben Affleck - e que também interpretaria o herói mais uma vez.  A princípio o filme de Ben Affleck seria ambientado no Asilo Arkham e traria O Exterminador como antagonista em um filme solo.

Diversas notícias vinham rolando a respeito do ator. Batman v Superman foi um fracasso, Capitão América: Guerra Civil arrancava suspiros, o filme escrito e dirigido por Ben Affleck - A Lei da Noite, veja a crítica aqui - foi um projeto jogado no lixo e Esquadrão Suicida, bem... Vocês sabem o que rolou. 

Tudo deu errado para a Warner e os executivos viram uma oportunidade para interferir nos projetos. Affleck sofreu pressão até ceder: inicialmente largou a direção e o roteiro do filme - Matt Reeves assumiu ambos os postos - e, após um tempo, o ator largou o papel também. Fiz uma timeline sobre os eventos até onde pude lembrar/encontrar referências na web, acompanhem:

[2016]
|
Dezembro: Greg Silverman afirma que The Batman viria após produções como Megatubarão, Lego NinjaGo e outros. Muito provável que cairia em alguma data de 2018 e que faria conexão entre os filmes 1 e 2 do time Liga da Justiça.

[2017]
|
Janeiro: Ben Affleck anuncia que não irá mais dirigir The Batman
Fevereiro: Matt Reeves assume oficialmente o cargo de roteirista e diretor

[2018]
|
Setembro: Jay Oliva, artista responsável por storyboards e animações (Flashpoint), lançou a braba em seu Twitter "o roteiro [de Affleck] era um dos melhores que já li do personagem. Vocês teriam amado". E Joe Manganiello, ator que interpretou O Exterminador, respondeu ao tweet de forma positiva.

[2019]
|
Janeiro: Ben Affleck revela saída do projeto
Maio: Robert Pattinson anunciado como Batman
Outubro: Jeffrey Wright confirmado como Comissário Gordon; Paul Dano escalado para O Charada; Zoë Kravitz escalada como Mulher-Gato;
Novembro: Andy Serkis foi escalado como Alfred Pennyworth; Joe Turturro escalado como Carmine Falcone;
Dezembro: Peter Sarsgaard escalado para viver um personagem inédito;

[2020]
|
Janeiro: Colin Farrell anunciado como O Pinguim;
Fevereiro: primeiro filme-teste de Pattinson como Batman - CLIQUE AQUI
Março: fotos incríveis do personagem e conceito do batmóvel;
Abril: atraso das filmagens e alteração na data de estreia (inicialmente era junho de 2021 e passou a ser outubro do mesmo ano);

O LONGO DIA DAS BRUXAS (1996-97)

Este quadrinho é trabalho da dupla Jeph Loeb e Tim Sale, originalmente publicado entre 1996 e 1997. Na história Batman precisa desvendar o que há por trás da série de homicídios envolvendo um vilão chamado Holiday. A arte de Sale conta uma história noir e dá aspecto cartunesco a diversos vilões, fora a ambientação que remete aos filmes de Tim Burton, e o roteiro de Loeb referencia a diversos filmes e trabalhos como O Poderoso Chefão. O quadrinho é abertamente mencionado como inspiração para The Batman, por isso mesmo o filme terá vários vilões que serão divididos ao longo dos 3 filmes.

O ESPECIAL BATMAN CHEGOU AO FIM, C@#$&%O! Que satisfação, aspira. Todos estes posts valeram a pena e espero que vocês gostem de todo o material que reuni nestes 2 ou 3 meses desde que iniciei esta saga.

Abraços,
Kike

==============//=======================//============================